Como ter unhas saudáveis

Se você é uma mulher, provavelmente já sabe que exibir as unhas saudáveis nunca foi tão importante como nos dias de hoje. A indústria dos esmaltes teve um enorme crescimento ao longo dos últimos tempos, as tendências do estrangeiro chegaram aqui muito rapidamente e atualmente ter as unhas pintadas faz parte do look.

No entanto, para que elas estejam bonitas, antes de tudo precisam de estar totalmente saudáveis e fortes.unhas saudáveis
A primeira coisa que você tem de fazer é muito simples, basta deixá-las sem esmalte por um período de tempo, o ideal é pelo menos 24 horas a cada sete dias.
Se a lâmina de queratina (superfície da unha) estiver sempre recoberta por esmaltes que têm na sua constituição solventes orgânicos, irá correr a desestruturação dos aminoácidos da composição natural da unha, deixando-a assim muito frágil, quebradiça e ressecada.

Alguns cuidados para ter unhas saudáveis:

Limpeza das unhas

Limpeza das unhasTal como você provavelmente já deve saber, é na parte de baixo das unhas que geralmente se acumulam as impurezas e microorganismos, por essa mesma razão, é bastante importante limpar essa área com cerdas macias para evitar possíveis contaminações.

Como isso não faz parte da rotina da maioria das pessoas, uma excelente dica é deixar a escovinha no box e utilizá-la na hora do banho. Se manter a perfeita higiene, irá evitar fungos e outras possíveis doenças da pele e das unhas. No entanto, deve ter cuidado, nunca deve exagerar.

Como cortar as unhas

Como cortar as unhasO formato correto deve ser totalmente reto e comas extremidades levemente arredondadas para evitar a possibilidade de acontecer uma quebra. Os desenhos que possuem um formato redondo e são pontudos têm a tendência para partir com alguma facilidade e podem encravar facilmente.

Apesar de tudo, a maioria dos profissionais recomendam nunca cortar as cunhas para evitar a divisão e a descamação das camadas. A solução perfeita é sem dúvida alguma lixar as unhas. Se for preciso cortar é indicado fazer isso com uma tesoura ou com alicate muito bem afiados, limpos e principalmente desinfetados.

Como lixar as unhas

Como lixar as unhasA solução ideal é sem dúvida alguma você lixar de uma forma bastante lenta, nunca pressione demais, realize uma série de movimentos das extremidades para o centro e mantenha a lixa sempre numa posição horizontal, nunca faça estes movimentos com este material posicionado verticalmente.

Também existem algumas lixas flexíveis, como as de plástico e de papel, estas não são totalmente indicadas e recomendadas pelos profissionais pois elas não dobram e causam desgaste à unha, por outro lado, também existem as lixas metálicas que têm muito menos flexibilidade, embora tenham uma série de ranhuras bastante suaves que são a opção perfeita para lixar as suas unhas com a máxima qualidade.